segunda-feira, 26 de outubro de 2015

#06 - Mito comer de 3 em 3 horas!


    Olá galera, você já deve ter ouvido muito sobre comer de forma programada de 3 em 3 horas para não sentir fome.


    Mas de onde surgiu isso? Eu pensava que com certeza algum cientista ou médico, tivesse feito um estudo sobre isso, mas eu estava totalmente enganada, a verdade é que isso é um boato que surgiu se baseando na lógica de que se você não comer de 3 em 3 horas seu metabolismo vai desacelerar e quando você sentir fome vai comer mais do que deveria.

    Agora vamos pensar o que é a fome? um instinto fisiológico certo?! Então, assim como a fome temos outros instintos fisiológicos, temos vontade de urinar, defecar, dormir, beber água, por que a fome deveria ser diferente? Não deveria, nós fomos feitos para viver na natureza, e na natureza se come quando se tem fome, no seu dia a dia deve ser assim também.

    Para obter sucesso na dieta paleo com lowcarb devemos comer só quando sentirmos fome!, mas e se eu trabalho, tenho horário de almoço estipulado, não sinto fome nesse horário, devo comer para não sentir fome depois? Errado! a regra é clara coma só quando tiver fome, se a fome bater em um momento depois que você não possa fazer uma refeição de verdade, coma um lanchinho(castanhas, queijo, salada) para passar um pouco a fome, e para que você possa comer mais tarde uma refeição de verdade quando tiver tempo.

    O metabolismo biológico não é uma máquina que funciona igual em todo tempo, temos oscilações de metabolismo a cada instante, acelerar o metabolismo comendo de 3 em 3 horas é como querer que o corpo trabalhasse como uma fornalha que precisa de lenha para não apagar o fogo. 
    
    Temos muitos estudos feitos sobre essa questão de ficar tempos sem comer, um deles constatou ainda que algumas pessoas que ficaram sem comer de 3 em 3 horas aceleraram ainda mais o metabolismo, isso quer dizer que tenho que ficar passando fome? Não! isso só mostra que não há correlação entre comer de 3 em 3 horas e acelerar metabolismo, se você tem uma alimentação lowcarb e com comidas de verdade pode comer a hora em que sentir fome até que se sinta saciado, lembrando que saciado é diferente de cheio estourando, saciado é quando você come devagar e sente que não está mais com fome! Se daqui a 3 horas sentir fome, então coma, mas acredito ser muito difícil sentir fome de 3 em 3 horas nessa dieta.  

para quem quiser ir mais afundo nos estudos publicados segue o link abaixo:
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/06/comer-de-33-horas-ma-ideia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário