quinta-feira, 22 de outubro de 2015

#03 - Óleos e Gorduras


Olá galera, vamos falar sobre algo um pouco mais científico que é a diferença óleos e gorduras.



    Você já deve ter ouvido falar que o azeite faz bem para saúde, que gordura trans faz mal, que óleo de coco faz bem ou mal, que bacon mata, torresmo nem chegue perto, gorduras saturadas entopem as veias, que óleo de canola faz bem... Mas afinal o que são gorduras saturadas, mono insaturadas, poli insaturadas?
 
    A mídia na maioria das vezes está mais preocupadas em ganhar seu dinheiro, você provavelmente não vai ver um comercial sobre alface e tomate, mas sobre lanches felizes com certeza.

   São tantas informações contraditórias que podemos muitas vezes ficar perdidos sem saber no que acreditar, mas a internet está ai com muitos artigos científicos de confiança para te ajudar!


  •     Gorduras Saturadas, Insaturadas e Poli-insaturadas

    As gorduras saturadas são na maioria das vezes condenadas por serem as gorduras ruins, que aumentam o colesterol "ruim", mas muitos estudos hoje em dia comprovam que isso não é a verdade, pense que no passado as pessoas usavam banha de porco para cozinhar, e por que será que os ataques cardíacos eram quase inexistentes a uns 100 anos atrás? a gordura dos alimentos naturais não são o problema central, pense que quando você consegue extrair a gordura de um alimento natural sem milhares de processos químicos essa gordura não é o problema!

    Assista ao vídeo abaixo para entender mais um pouco sobre as gorduras saturadas.



    E as gorduras Poli-insaturadas e Monoinsaturadas? qual é a diferença delas? A diferença delas está na composição química claro, para entender melhor assista os vídeos a seguir:





    Tome cuidado com os óleos poli-insaturados como, óleo de girassol, óleo de soja e óleo de canola, de preferência a usar banha de porco, óleo de coco, manteiga e azeite de oliva extra virgem. 



    Quer ir mais afundo cientificamente?
 visite o blog do Dr Souto:
    

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

#02 - Mude a Sua Mente


    Olá galera, quero falar de algo muito importante, que sem isso é realmente impossível fazer qualquer tipo de mudança alimentar, sua mente! Não adianta apenas as pessoas falando "você precisa emagrecer!", não adianta apenas você pensar "eu preciso emagrecer!".



 
    A verdade é que muitas vezes nós apenas queremos uma pilula mágica que nos faça ir dormir acima do peso e acordar magro, o mesmo vale para quem quer ganhar massa muscular. Meu maior foco aqui é a obesidade pois é com o que tenho mais experiência de vida.

    A comida acaba muitas vezes por ser o centro da sua vida, estou triste, feliz, ansioso? vou comer! E essa não é a melhor forma, muitas vezes após comer vem aquela tristeza e pergunta na mente: "por que eu fiz isso comigo?". Pensar que precisa tomar uma atitude não é tomar essa atitude, sempre deixamos para depois, na sua mente você pensa: "ah um dia vou ser magro", mas esse dia não vai chegar se você nunca tomar uma atitude.

    Nem sempre devemos começar um novo estilo alimentar quando nos "sentimos" totalmente prontos para isso, por exemplo, predefinimos que próxima segunda-feira vai ser o dia de começar a dieta de vez, isso nem sempre da certo, cada pessoa funciona de um jeito, eu demorei a cair na realidade porque eu só queria emagrecer de uma hora para outra, me via uma pessoa sem saída nenhuma.

    Pensei que não importava mais o que eu iria comer, eu toparia qualquer coisa para emagrecer, isso foi o melhor pensamento? NÃO! longe disso, eu tentei ter anorexia, fui pesquisar para como ser anoréxica, mas nas dicas era como seguir uma dieta, tinha que ser regrada para comer apenas X coisas uma vez ou outra, tentei por 1 dia e fiquei com muita fome, mas desisti totalmente dessa ideia, se é para ser regrada eu posso seguir aquelas dietas convencionais de reeducação alimentar e não passar fome, mas meu desespero era tanto que eu tentei tomar remédio para emagrecer (que não funcionou!), e como eu já tinha feito reeducação alimentar antes e eu sabia que iria demorar muito resolvi tentar a Dukan porque diziam que era rápido para perder peso, fiz regrada a Dukan por 3 semanas, mas eu me sentia triste porque é enjoativo comer só proteínas em alguns dias, não poder comer frutas.. e enfim.

    Ou seja, a melhor coisa é não ter essa pressa em querer consertar algo que demorou até anos as vezes para ficar assim, tenha em mente que você precisa mudar seus hábitos para o resto da sua vida, e isso não pode ser uma dieta que te deixe triste, que seja difícil de seguir ou que faça mal para sua saúde!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

#01 - Dieta Paleo e Grãos


    Olá galera, hoje vou falar sobre os grãos na alimentação paleo.
 
    Por que a dieta se chama Paleolítica? esse é um bom principio para começar a explicar a dieta, ela tem esse nome porque remete a era paleolítica que foi antes do advento da agricultura, onde os homens costumavam caçar para se alimentar. Isso significa que eu vou ter que sair por ai caçando minha comida igual aos homens das cavernas? NÃO afinal nós não precisamos fazer isso, e não tem nada a ver com isso, a questão do nome é mais por causa da agricultura!

    A dieta Paleolítica não inclui grãos em geral, e você deve estar pensando: "que absurdo!!", pois é eu também fiquei preocupada quando ouvi isso, afinal sempre tinha ouvido falar sobre a importância de comer grãos por causa das fibras e nutrientes, mas o que eu não sabia era sobre os anti nutrientes que esses grãos carregam. Os anti nutrientes são uma defesa do grão para seu predador no caso nós! "Ahhh poxa vida não vou mais poder comer meu feijãozinho com arroz? to fora", não é bem assim o arroz branco é um dos que menos tem anti nutrientes diferente do integral, o feijão e outros você pode usar o método de fermentação para se livrar dos anti nutrientes!
    Vou deixar um vídeo para explicar melhor sobre os grãos:


    Você já deve ter ouvido falar sobre o glúten, mas talvez nem tenha dado muita bola para isso, bom o glúten eu classificaria como sendo algo realmente prejudicial."Nossa, nunca mais vou poder comer um pãozinho?"  não é bem assim, tem casos e casos, cada pessoa tem um organismo, tem pessoas que são totalmente intolerantes ao glúten, tem outras que não, mas sabendo o dano que o glúten pode causar é melhor evitar, comer não deve ser algo cheio de regras, comer é uma necessidade fisiológica.

#00 - Conceito perda de peso Paleo


Olá galera, vamos entender o conceito de como emagrecemos de modo resumido!



    Perder peso não deve ser uma tarefa estressante e não deveria também ser algo tão difícil de se conseguir, seu corpo sempre vai lutar para que você esteja com a sua saúde boa, porém e se o seu metabolismo receber a informação que está tudo bem quando não está? Vamos descobrir o que fazer, e os benefícios de uma dieta Paleo.

    Veja o vídeo abaixo sobre por que fechar a boca não é o que funciona:

 

Quantas vezes muitas pessoas fracassam quando o assunto é fazer dieta? Muitas vezes, alguns estudos afirmam que mais de 95% das pessoas que começam a fazer dieta depois de um tempo param de fazer e acabam engordando tudo de novo e mais um pouco. Isso geralmente ocorre porque, as dietas são muito restritivas, estressam, e claro você tem outras coisas para pensar no seu dia a dia.

    Quando você come demais e seu corpo estoca gorduras que são resultados da transformação da glicose seu cérebro escuta a informação que tem muita gordura estocada através das leptinas que estão presentes nas células adiposas. O problema ocorre quando você começa a estocar muita gordura, você desenvolve resistência a leptna, ou seja seu cérebro recebe tanta informação que tem gordura que ele passa a não receber o sinal da leptina, e por esse motivo seu cérebro acha que você está precisando estocar gordura, então seu corpo "liga o botão" estocar, seu metabolismo fica mais lento, você começa a sentir menos disposição para atividades físicas, gasta menos energia possível, e o pior pode perder massa magra porque seu corpo pensa sempre não ter gorduras.

    Nas dietas tradicionais costumamos fazer restrições calóricas, comprar produtos lights e diets, dar preferencia por arroz e pão integral, leite desnatado. Essas restrições das dietas comuns acabam por nos deixar tristes, com fome, e estressados por não poder comer coisas gostosas. A verdade é que o corpo não é uma maquina, ninguém funciona igual a outra pessoa, mas claro temos um processo metabólica igual.

    Se seu corpo começa a fazer uma restrição calórica, e troca de alimentos ele vai entender aquilo como algo ruim muitas vezes, porque ele está com um problema na comunicação com as células adiposas. Você dará menos comida e menos açucar então seu corpo vai começar a perder peso, porém esse peso pode ser nos primeiros dias água e musculo. você vai perder gorduras também mas em menor quantidade ou com muita dificuldade.

    Mas tem como você sair desse problema, você pode "ativar o botão" queimar gorduras, basta você alimentar seu corpo com o mínimo de carboidratos possíveis, já que eles vão virar glicose e glicose ativa insulina, com a insulina alta seu corpo não queima muita gordura ele apenas espera a glicose para ter energia, quando você não fornece glicose seu corpo usa a sua gordura para a transformar em energia, quando você come gorduras e proteínas não ativa a insulina, essa gordura ou proteína consumida da mais saciedade e te ajuda a queimar gordura.